domingo, 29 de março de 2009
Uso do rádio na política
O rádio é sem dúvida um dos veículos de comunicação de grande importância para a população, tanto no sentido de informar, quanto no sentido em suprir interesses políticos que a cada dia que passa se tornam mais cotidianos.
Desde a década de 30, esta ferramenta que foi criada no intuito de ampliar a abrangência da informação, vem sendo utilizada por governantes como uma forma eficaz e direta na transmissão de discursos, exposição de idéias e vantagem política.
De um lado estão os radialistas com programas de grande audiência fazendo campanha para determinado candidato. De outro, políticos que se tornaram donos de emissoras vinculando o seu apoio ao Executivo à concessão de canais AM ou FM.
Os pioneiros na utilização do rádio como forma de obter vantagem política foram Getúlio Vargas, Carlos Lacerda e Leonel Brizola que em seus respectivos governos “abusaram” deste recurso.
Na atualidade, essa história permanece a mesma. As rádios ainda sofrem um intenso “ataque” de políticos ambiciosos, principalmente em período de eleição.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário